ESTUDAR PARA APRENDER OU PARA SE FORMAR?


Não tenho dúvidas que a educação transforma e o conhecimento é o maior patrimônio do ser humano. Sou uma prova viva disso. 

No entanto, como muitos jovens brasileiros, sobretudo de classe média e baixa, fui incentivado a estudar para ter um "bom emprego". Nasci em família humilde e meus pais não tiveram a oportunidade de estudar, são semianalfabetos. Por este motivo queriam ver os filhos “formados”

Meu pai queria que eu fizesse faculdade de urbanismo, paisagismo ou algo relacionado a plantas e natureza. Já minha mãe embora nunca tenha dito nada em relação a isso. Sinto que ficaria extremamente feliz caso os filhos, tivessem formação na área de saúde. Área que ela tem profunda admiração.


Eu particularmente, não gostava de estudar. No entanto, até a oitava série do colegial, garantia notas razoáveis, movido pela recompensa de poder passar as férias no interior, na casa de meus avós, caso tivesse boas notas e fosse aprovado no fim do ano.

O meu interesse por estudar, veio após o término do segundo grau. Quando percebi que aqueles 12 anos de estudo não me garantiram um "bom emprego", como eu ouvi a vida toda.

A partir daí, por “livre e espontânea pressão própria” comecei a me dedicar, de fato, aos estudos. Já que somente com segundo grau não seria suficiente para ter o tão sonhado “bom emprego”


Dediquei pelo menos mais uns 10 anos da minha vida estudando. Fiz cursos profissionalizantes, curso técnico, superior e mais uma série de cursos de qualificação.
Quando, antes de fazer uma pós-graduação e no meio de um curso de idiomas. Parei e pensei: - Eu realmente quero ter um bom emprego? - E o que seria esse bom emprego? 

Percebi que esse sonho era mais dos outros, que meu. Fiz uma autorreflexão e percebi que os valores que acredito, ideais e estilo de vida que almejo, não são condizentes com a realidade das pessoas que têm um emprego.

Hoje, passei a não me importar mais com o que querem que eu faça, mas com aquilo que de fato quero fazer. Desistir de fazer a pós-graduação e passei a estudar e desenvolver novas habilidades que realmente me coloquem alinhado com meu propósito de vida. Não apenas estudar para ter um título, certificado ou diploma. 

Por isso, antes de fazer qualquer curso ou começar a estudar, seja o que for. Oriento a se perguntar: - Eu realmente me sentirei realizado com isso? - O que me motiva a estudar isso? - Mercado, pressão social, meus pais ou minha vocação?


Estudar só para se formar, pode ser uma das piores torturas que você pode fazer consigo mesmo. Porém, quando você estuda algo que realmente quer aprender, isso te deixa leve e motivado a evoluir.

Com a internet e a evolução dos meios de comunicação, para estudar você não precisa necessariamente, ficar cinco ou oito horas preso numa sala de aula, nem precisa desprender quatro, cinco ou sete anos de sua vida para ter algum conhecimento que vai fazer sentido na sua vida.

Não retiro o mérito do ensino tradicional, mas definitivamente, com as mudanças ocorrendo tão rapidamente, ele acaba não acompanhando a evolução. Esta é uma realidade atual e que a cada dia se torna mais evidente, por isso meu conselho final, é: "Estude para aprender e não somente para se “formar!" 

Quer enviar alguma crítica, comentário ou sugestão? Envie-me uma mensagem clicando 👉 Aqui! 👈
😖😖

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.