PARABÉNS Lauro de Freitas

Igreja de Santo Amaro de Ipitanga

Resolvi fazer este post em homenagem a Lauro de Freitas, cidade que completará 55 anos, dia 31 de julho (2017). Sou natural de Salvador, capital da Bahia. Porém vivi em Lauro de Freitas, a maior parte da minha vida. Já morei em Salvador, Cruz das Almas, Osasco e agora estou em Dublin. Porém, o fato é que tenho carinho muito especial por Lauro de Freitas. Foi a cidade onde passei boa parte da minha infância e toda adolescência. Precisamente no bairro de Itinga, ou “Itinga City”, como alguns a chamam. De fato, pelo tamanho, parece mais uma cidade! Rsrs.

Praça da Igreja de Santo Amaro de Ipitanga

Em poucas palavras vou comentar o que me faz ter um carinho especial por Lauro de Freitas.

Primeiro: A cidade começou pequena, mas logo cresceu e vem crescendo de forma extraordinária (O que trouxe não somente desenvolvimento para a região, mas também, muitos problemas sociais, como: violência e trânsito caótico). Em fim, a cidade cresce a cada dia. Hoje temos quase tudo que precisamos bem pertinho de nós: Comércio variado; Supermercados das mais diversas redes; praias (Já digo qual a minha preferida); cursos; escolas; faculdades e inúmeras igrejas, das mais variadas denominações; além, do Aeroporto Internacional de Salvador, que é nosso vizinho ilustre. 

Praia de Ipitanga


Lauro de Freitas fica muito próximo à capital, situa-se na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Litoral Norte baiano. Tem aproximadamente seis quilômetros de praia, sendo a Praia de Ipitanga, a mais popular. Faz parte do seu litoral ainda, as praias de Buraquinho e Vilas do Atlântico. Como disse, vou revelar agora qual das praias de Lauro de Freitas, é a minha predileta.

Praia de Vilas do Atlântico

- Pois bem! Pela beleza prefiro o Nascer do sol em Vilas do Atlântico, entretanto, a praia de Ipitanga tem um aconchego e calor humano sem igual. Como sempre frequentei assiduamente a Praia de Ipitanga, ela é meu “Xodó” em Lauro de Freitas.

Praia de Ipitanga

O povo laurofreitense, assim como todo bom baiano, é alegre; acolhedor; batalhador e extremante comunicativo. É bom andar pelo bairro e falar com amigos de longa e de pouca data. Conversar com os “Itingueiros” (como somos popularmente chamados). Há muita gente boa em nossa cidade, de muito potencial, mas que infelizmente, alguns ainda não descobriram ou apenas deixaram que as dificuldades e adversidades da vida ofuscasse o brilho do talento que possuem. 

Loteamento Xangô Oxalá - Itinga

- Pois é! Lauro, (Como carinhosamente a chamamos) é assim, como muitas outras cidades do Brasil, cheia de contradições. Há bairros humildes como: Portão, Itinga e Caixa d’água. Também, bairros medianos como: Buraquinho e Vilas do Atlântico. Porém, todos os bairros possuem seus encantos e peculiaridades. Nenhum deles é melhor ou pior que o outro. 

Largo do Caranguejo

Não poderia terminar esse post sem falar do lugar mais famoso e conhecido no meu bairro: O Largo ou Praça do Caranguejo. Lugar central do bairro de Itinga. Recebeu este nome em homenagem a um dos primeiros moradores do bairro, comerciante de caranguejo e outros frutos do mar. Aqui é possível encontrar parquinho para crianças; bares; lanchonetes e restaurantes; além de um espaço ao ar livre, utilizado para sentar e “bater” o velho e bom “papo baiano”. 

- Por fim: Parabéns Lauro de Freitas!

Calçadão da Praia de Vilas do Atlântico

Abraços e até o próximo post!

*Fotos: Arquivo Pessoal 

*Veja mais fotos no Instagram: @sandrodias09



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.