3 COISAS QUE EU FAÇO E QUE VOCÊ PODE FAZER PARA NÃO "ENFERRUJAR" O INGLÊS DEPOIS DO INTERCÂMBIO

Imagem: Pixabay

Depois de um período de imersão, como é o caso de um intercâmbio pra aprender ou melhorar o nível de inglês, voltar ao Brasil é um dos grandes desafios pra continuar a praticar a língua. 

Aprender inglês é igual a qualquer aprendizado, se não praticar "enferruja", embora não se "desaprenda", o nível cai muito, caso não haja prática constante. Além de que no mínimo você ficará com o aprendizado estagnado. Depois de sentir isso na pele, resolvi tomar algumas ações para resolver este problema, que são as três dicas que vou compartilhar agora com você. 👇

1° - Fazer em inglês, as pesquisas no Google sobre assuntos do dia a dia 

Sabe aquela pesquisa que normalmente a gente faz no Google quando queremos saber de alguma coisa corriqueiramente? Tipo: "Onde está localizada a mesopotâmia?" ou "Remédios caseiros para garganta inflamada", etc. 

Então! Passei a fazer esse tipo de pesquisa em inglês, para ajudar a não perder a prática da escrita e da leitura, já que os resultados que virão de uma busca feita em inglês normalmente será de artigos ou através do Wikipedia inglês. 

2° - Assistir videos no Youtube em inglês

A dica aqui não é assistir a vídeo-aulas de inglês, e sim escolher canais de nativos na língua inglesa, que tragam conteúdo de seu interesse ou os quais despertem sua curiosidade em acompanhar o canal. Por exemplo canal sobre musculação, religião, filmes, tecnologia, etc. 

Assistir vídeos de um nativo falando em inglês fará com que seu ouvido continue treinado a escutar e compreender a língua. Por essa razão a dica é escolher um canal que você tenha identificação, pois terá de acompanhá-lo constantemente. 

3° - Mantenha o hábito de conversar com gringos 

A terceira dica é que você não perca o hábito da conversar com nativos em inglês. É possível suprir esta necessidade, tão importante para manter o aprendizado no idioma, de duas formas:

A primeira é ir a locais turísticos na sua cidade ou em cidade próxima. Nesses locais há maior probabilidade de encontrar gringos. Na "cara de pau" você vai buscar aproximação, fazer amizade e conversar. É claro que viver numa cidade turística como Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza, por exemplo, será mais fácil. Normalmente não será difícil encontrar pessoas que estejam dispostas a no mínimo bater um papo de alguns minutos sobre a cidade, os brasileiros, futebol, samba, carnaval ou curiosidades sobre o seu país de origem. 

Outra forma é utilizar aplicativos destinados a conversas entre nativos e pessoas que desejam aprender ou melhorar um determinado idioma. Sei que existem vários aplicativos para esta finalidade mas o que conheço e utilizo, às vezes, é o Hello Talk, nele você pode conversar com gringos que estão aprendendo português mas também praticar outros idiomas como francês, italiano e alemão. O aplicativo funciona muito parecido com o WhatsApp mas o objetivo principal é o auxílio mútuo na prática de idiomas. É bem legal! 

Portanto estas foram as três coisas que tenho feito para não deixar meu inglês "enferrujar". Se você tem outras estratégias ou sugestões compartilha aqui nos comentários tá bom? 

Abração e sucesso! 👊

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.