5 CANAIS NO YOUTUBE QUE UTILIZO OU JÁ USEI PARA APRENDER SOBRE FINANÇAS PESSOAIS

Imagem: Pixabay

O artigo dessa semana também é sugestão de leitores anônimos que pediram para que escrevesse algo falando sobre finanças. Como não foi especificado se era finanças pessoais e não sou especialista em finança empresarial. Resolvi revelar os 5 canais no Youtube que utilizo ou já usei para aprender sobre finanças pessoais. 

Primeiramente quero dizer que corroboro com a ideia de que educação financeira deve ser ensinada na escola desde o ensino básico, também deve ser assunto a ser tratado por pais e filhos dentro de casa. 

Como a maioria dos brasileiros, cresci sem noção nenhuma nesse assunto, mas tinha os exemplos de economia dentro de casa, pois sempre achei incrível como minha mãe, que sempre ganhou salário mínimo tinha condições de manter uma casa, dois filhos e ainda poupar algum dinheirinho. 

Comecei trabalhar ainda na adolescência e por vir de família bem humilde e não ter condições de possuir muitas das coisas que gostaria quando era criança, acabei desenvolvendo uma mentalidade consumista, principalmente quando comecei a ganhar salários um pouco melhores. No final de 2015 foi quando comecei a refletir mais sobre como administrava e gastava o dinheiro suado que ganhava, percebi que precisava de ajuda pra mudar minha mentalidade sobre finanças pessoais. 

Foi nessa época que comecei a ler alguns livros sobre o assunto e comecei a consumir conteúdo gratuito na internet, afim de aprender sobre investimentos, economia, planejamento e orçamento pessoal, minimalismo, dentre outras coisas. Os cinco melhores canais no Youtube que me ajudaram nessa fase e que eu indico, são: 

1º Gustavo Cerbasi

O economista, professor e escritor Gustavo Cerbasi foi uma das primeiras pessoas que comecei a ouvir, aprendendo através da leitura de alguns dos seus livros e assistindo avidamente os vídeos publicados no seu canal do Youtube. Os vídeos falam sobre assuntos gerais relacionados a finanças pessoais, alguns respondendo a dúvidas enviadas por espectadores. A linguagem embora culta, não é nada complexo de entender. 

Para conhecer, acesse: Gustavo Cerbasi. 

2º Me Poupe

O Canal Me Poupe, foi criado pela jornalista e ex-repórter do SBT. Náthalia Arcuri, atualmente é uma das maiores educadoras financeiras do Brasil e como ela mesmo diz: seu objetivo é "desfuder a vida do brasileiro". Nathy como prefere ser chamada, utiliza uma linguagem bastante usual e produz um conteúdo rico e bem humorado, fazendo com que muita gente que não gosta da linguagem mais formal, acompanhe seu canal e aprenda sobre finanças pessoais, economia doméstica e investimentos (principalmente em renda fixa). 

Para conhecer, acesse: Me Poupe!

3º Universidade Financeira 

Pedro Vieira é um jovem empreendedor e investidor carioca que resolveu compartilhar o que sabe, no Youtube. De forma suave e sem formalidades o seu canal foi ganhando notoriedade e hoje o projeto é bem abrangente. Os seus vídeos têm conteúdo voltado a finanças pessoais e investimentos (principalmente em renda variável). Pedro também faz vídeos sobre reflexões que fundamentam o seu estilo de vida nada tradicional. 

Se quiser conhecer o canal, acesse: Universidade Financeira.  

4º O primo rico

Thiago Nigro, ou simplesmente: O primo rico, traz um conteúdo muito bom sobre o mercado financeiro, desde várias modalidades de investimento, das tradicionais como Tesouro direto até algumas mais modernas como criptomoedas, até análise sobre cenário econômico e estratégias de investimentos.  

Para conhecer o seu trabalho, acesse: O Primo Rico


5º Maiara Xavier

Por último indico o canal da Maiara Xavier: A Rica simplicidade, antes chamado de Mulher Rica. Embora Maiara traga um conteúdo sobre finanças muito direcionado ao público feminino, com seu canal aprendi muita coisa sobre minimalismo e mudança de mindset com relação ao dinheiro. A sua linguagem é bastante simples e há conteúdo diversificado sobre finanças pessoais, investimentos, mindset e até empreendedorismo. 

Para conhecer, acesse: Maiara Xavier. 

Espero ter ajudado aos que assim como eu não tiveram oportunidade de aprender sobre finanças dentro de casa mas que hoje com a informação e os meios de comunicação cada vez mais acessíveis, reconhecem a necessidade e importância de desenvolver habilidades relacionadas à finanças. Essas foram as minhas 5 indicações de canal e se quiserem saber quais são os livros que li e indico para quem está querendo aprender mais sobre o assunto, basta informar nos comentários. 

Abração e sucesso a todos! 👊

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.