PRIMEIRAS IMPRESSÕES NA EUROPA!




Ao longo dessas próximas semanas, vou compartilhar com vocês algumas lições e experiências vividas durante esse período inicial do intercâmbio.

Não irei falar neste momento, sobre assuntos como: onde estudar, como fazer intercâmbio na Irlanda, sobre visto, acomodação, trabalho, etc. Até porque, não tenho como lhes dar nenhuma referência, ainda! 

O que vou abordar agora são algumas das minhas percepções e as reflexões que surgiram. Também vou responder algumas das perguntas que alguns amigos me fizeram.

Já vou começar revelando quais foram as primeiras impressões que tive ao chegar aqui na Europa. Vamos lá!

Tive a impressão que o mundo não é tão assustador e perigoso, como parece. - Há perigos? Sim! Entretanto, ás vezes criamos temores que são mais imaginários que reais, de fato!

Outra impressão que tive é que aqui as pessoas não estão tão preocupadas como você se veste, o que você tem, se é negro, branco, religioso, pobre ou rico; estão mais interessadas em saber quem você é, que experiências você tem a compartilhar.

Por último, desde que cheguei, o que mais me chamou atenção foi o fato de evidenciar mais uma vez que: Nunca sabemos o suficiente! Há sempre uma infinidade de coisas para descobrir. Mesmo uma vida inteira não seria suficiente para aprender tudo. 

Portanto, se você acha que conhece ou domina tudo que esta ao seu alcance. Minha dica é: Viaje! Faça um intercâmbio cultural ou simplesmente saia do seu "mundinho" por alguns dias ou meses, vá explorar esse infinito laboratório chamado planeta terra. Você vai descobrir que sabe bem menos do realmente achava que sabia! Mas terá uma ótima oportunidade de aprender muita coisa.  

Por hoje é isso! Aguardo vocês nas próximas postagens. Grande abraço a todos!


*Photo by Gabriel Castro

Comentários

  1. É isso aí amigo! Temos que sair da zona de conforto e perceber o quanto as coisas são diferentes, como podemos ser diferente e como tornar a vida diferente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Márcio. O intercâmbio é sem dúvida uma excelente forma de nos desenvolvermos. Indico a qualquer um.

      Excluir
  2. Eu sei muito bem como é isso Sandro pois os três anos que eu morei na Bahia foi uma experiência que vou levar para vida toda. Fiz grandes amizades e amigos que tenho certeza que algum dia ainda vamos nos encontrar e dar boas risadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa...aqui é o Elcio da faculdade.

      Excluir
    2. Pois é! Cada lugar que passamos deixamos um pouco de nós e levamos um pouco daquilo que vivemos ali. Morar fora do nosso local de origem, tem muitos desafios mas também muitas recompensas. Obrigado pelos comentários de vocês. Grande abraço.

      Excluir
  3. Precisamos sair da nossa zona de conforto, alcançar vôos mais altos e como foi ben relatado por nosso querido amigo Sandro, não haver distinção de cor, chenca, credo é muito mais e sem a pessoa, o ser humano. A ALMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Eduardo! É isso aí cara, as vezes é preciso sairmos da zona de conforto e do nosso mundinho, pra olharmos as coisas sob uma outra óptica. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.