DESAFIOS DO PRIMEIRO VOO INTERNACIONAL


Uma pergunta que recebo com frequência é: - Como foi o seu primeiro voo internacional?

Bem! Vou contar como foi minha experiência e dar algumas dicas com base na viagem que fiz do Brasil para a Irlanda, em junho de 2017.

Se você, assim como eu. Vai sozinho e com quase NADA de inglês. Já digo: - O desafio é grande mas não precisa se apavorar. Entretanto, é bom levar em consideração as seguintes dicas:

Procure levar poucas malas. Leve na bagagem o que realmente for necessário, para evitar maiores transtornos com possíveis extravios. Tenha na bagagem de mão: roupa extra, itens básicos, como: escova de dentes; creme dental; sabonete; toalha de banho; carregador de celular e adaptador, caso a tomada do local de destino seja diferente. Documentos pessoais; dinheiro em espécie e medicamento de uso contínuo, são itens que é bom ter na mala de mão, para te suprir em caso de bagagem extraviada.

De Salvador-BA para Dublin (Irlanda) são quase 16 horas de voo. Fiz duas conexões (No Rio de Janeiro e Londres). A primeira foi bem tranquila. O maior tempo de voo foi entre o Rio e Londres (Quase 12 horas), esta foi a conexão mais desafiadora, por quê?
Em Londres, perdi o voo para Dublin. - Aí já viu! Aquele sufoco! Tive que me "virar nos 30" para conseguir me comunicar, sem inglês nenhum, e finalmente providenciar um novo voo para Dublin. Para não passar pelo que passei clique na imagem e conheça o curso da professora Renata Fernandes, onde em 7 dias, você aprende o inglês básico para se virar bem durante a viagem.

Embora a imigração inglesa seja bastante exigente (O que também contribuiu para que eu perdesse o voo), os agentes foram bastante educados e solícitos. Não encontrei nenhum deles que falasse português. Aí vai outra dica: Tenha algumas perguntas-chave anotadas em inglês e tente fazê-las aos funcionários do aeroporto. Caso não consiga, deixe que eles leiam e tentem te ajudar. Outra dica é: - Saber dar uma enrolada no portunhol! Rsrsrs.
Se souber, vai ser mais fácil encontrar alguém que fale espanhol e te ajude na tradução do inglês britânico. Ou então faça o curso de inglês da professora Renata Fernandes. 

Em fim, foi um esforço enorme, tive que fazer muita mímica! Mas no final deu tudo certo. Consegui remarcar minha passagem para o voo seguinte. Embora processos lentos e burocráticos, também sejam realidade na Europa. Troquei a passagem sem custos adicionais e de forma bem rápida.


Todavia, esteja preparado para tudo! Situações adversas podem acontecer, principalmente se você não domina a língua local ou se é sua primeira viagem internacional. 

Ainda pode acontecer de você pedir no avião, uma refeição e vim outra, porque você pronunciou algo errado em inglês. - Acreditem! Isso também aconteceu comigo. Rsrsrs.

Hoje quando me perguntam sobre o que eu faria de diferente. Minha resposta é a seguinte: Faria algum curso rápido e barato para pelo menos aprender a comunicação básica que você precisa usar em aeroporto, na imigração, restaurante, no hotel e na rua, para pedir informação. Por isso indico o curso: Inglês para Viagens. Só conheci este curso depois que já havia passado por esta experiencia desagradável. Mas você não precisa cometer o mesmo erro que eu cometi. É só clicar no nome do curso ou nas imagens de indicação do curso, para saber maiores informações. 

Chegar ao seu destino final com uma baita dor de ouvido também pode acontecer, devido a pressão dentro da aeronave. Mas uma dica é: use protetor auricular tipo plug de inserção, durante os pousos e decolagens, além de mascar chicletes. Parece mentira, mas vai diminuir o desconforto. 
Para evitar transtornos com perda de bagagem: não abuse na quantidade de malas. Para evitar perda de voo: Compre passagens que lhe permita ter duas ou três horas de diferença entre os voos de conexão. 

No mais! Mantenha a calma e não se desespere diante das adversidades. No fim, tudo se resolve, se você se mantiver tranquilo(a) e souber usar a boa educação e simpatia. Há muitas pessoas boas, dispostas a ajudar quem é humilde. Claro que se você já souber falar algumas coisas em inglês, vai ajudar e muito. Por isso, acredito que vale a pena você conhecer o curso que estou indicando, clique na imagem a baixo e tenha mais informações.

Boa viagem e excelente intercâmbio! 

*Fotos Arquivo Pessoal

Comentários

  1. Excelente texto! Foi a minha primeira viagem e é tudo experiencia nova mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade cara! Viagem internacional é uma experiência totalmente nova mesmo. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.