Se preparar para o mercado ou para o mundo do trabalho?


Não sou da área de Recursos humanos, mas uma vez a ilustre ex-professora de Ética profissional fez esta pergunta durante uma das suas aulas na faculdade: - "Vocês estão se preparando para o mercado ou para o mundo do trabalho?" Ela nos provocou refletir sobre como estamos encarando as mudanças no universo do trabalho.

Esta provocação me leva a questionar alguns paradigmas ultrapassados. Por exemplo: Sabemos que o mundo mudou; a tecnologia; informação acessível; comunicação rápida e globalizada, tudo isso exige que o profissional mude o Mindset.

O que aprendemos ontem, amanhã já estará desatualizado. A forma como trabalhamos agora, em alguns anos não será mais a mesma. As relações virtuais e a multidisciplinaridade estão revolucionando as relações profissionais.

A famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates: “Só sei que nada sei...”, a cada dia, faz mais sentido. Acredito que nas configurações atuais, não há “profissional completo”, estamos a todo tempo em processo de desenvolvimento.

Penso que é inadmissível ao profissional, buscar apenas desenvolver suas competências técnicas ou intelectuais. Profissionais que pensam desta forma estão “pessimamente”, preparados para o mercado de trabalho. Restritos a condição de emprego, extremamente vulneráveis. Por sua vez, profissionais que buscam desenvolver-se em conhecimento; habilidades técnicas e pessoais; que desenvolvem atitude empreendedora, estes estão preparados para o mundo do trabalho. Percebo que para estes, as oportunidades seja, de emprego; negócios ou parcerias, vão existir sempre.

Portanto, busque está inserido no mundo do trabalho, aceite que o aprendizado é constante; todo conhecimento adquirido, pode e deve ser utilizado de alguma forma. Tudo está conectado, não existe demérito em nenhuma atividade, todas são importantes para o conjunto; comunicação assertiva e bom relacionamento interpessoal são essenciais, ninguém desenvolve ou constrói nada sozinho. Trazer soluções, é o que o mundo do trabalho precisa.

No mundo do trabalho há espaço para todos. Porém, nem todos estão preparados para conquistar seu espaço. Pense Nisso! 

Foto: Arquivo Pessoal

Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado Gabriel. Espero ter contribuido de alguma forma. Abração e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Sua percepção foi bem pertinente e atual
    Que nós faz refletir, sobre o comodismo em um mercado que está em constante mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Louis. O mercado muda o tempo todo, precisamos está atentos e acompanhar essas mudanças. Obrigado pela contribuição.

      Excluir
  3. Ótimo texto, parabéns Irmão!!!
    Realmente não existe profissional completo, temos que nos reinventar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Roger. Tenho pensado muito sobre o assunto ultimamente. Por isso resolvi compartilhar. Obrigado pelo comentario!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.