O que é ter sucesso?

Por vezes, me pego tentando dar respostas a perguntas incomuns e relativamente difíceis de responder. Segundo o dicionário Aurélio, a definição da palavra sucesso é: s.m. Resultado feliz; êxito. / Acontecimento, fato, caso, ocorrência. Entretanto, é comum que ela ganhe muitas outras definições pessoais.
 
Para muitos: Sucesso é ter saúde física e mental; ser abundante financeiramente; ter fama e prestígio; está alinhado com suas convicções espirituais e religiosas; ou simplesmente, a combinação destes e outros aspectos.

Particularmente, acredito que sucesso deve ser algo perene. Creio que sucesso deve está intimamente ligado à forma como pensamos e encaramos interiormente os acontecimentos do cotidiano; assim, sucesso deixa de ser algo somente perseguido e nunca alcançado, passando a ser um estado de espírito permanente, diante de cada pequena conquista.

Tenho a impressão que quando estabelecemos certos modelos para o que deveria ser sucesso, isto passa a se tornar cada vez mais genérico; portanto, mais difícil de ser conquistado. Sucesso deve ser algo estritamente pessoal e intransferível. Além disso, meu sucesso não pode depender do que outros definem como sucesso.  

Todavia, o que observo é que a sociedade impõe alguns padrões que devem ser seguidos e aceitos como modelo de sucesso. O que não necessariamente, é algo negativo. A questão é: A influência do padrão aceito e praticado pela sociedade não deve ser o fator limitante para definir quem é, ou não, bem sucedido.

Enquanto, alguns consideram que sucesso é ter uma carreira “estável” como a de um funcionário público; para outros tantos, sucesso é obter êxito diante da “volátil” carreira de um empreendedor. E não há nada de errado nisso.

Portanto: não se prenda aos padrões de sucesso dos outros. Conheça e viva aquilo que realmente te faz feliz e não se prenda a modelos de "sucesso" pré estabelecido. Sucesso é o que te motiva a fazer mais e melhor daquilo que você já faz com prazer.       

Foto: Arquivo Pessoal       

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.