Há sempre, razões para ser grato!


“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmos 30:5).

Não há quem nunca tenha vivido situações ou momentos difíceis. Definitivamente, a vida não é um mar de rosas, porém não deixa de ser magnifica e surpreendente. Já dizia o poeta: “... é preciso saber viver”, de fato, a recíproca é verdadeira. Muitos são os que reclamam da vida, mas poucos são os que sabem tirar proveito e viver tudo o que a vida pode nos proporcionar.

A bíblia nos recomenda: “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco”. (1 Tessalonicenses 5: 18). Entretanto, manter a gratidão mesmo quando as coisas não vão bem; não é tarefa fácil. Já que muitas vezes nos concentramos no problema, na necessidade, na fraqueza e não na solução, no que temos e como estamos nos tornando mais fortes a cada dificuldade superada.

É muito comum ouvirmos pessoas reclamando o tempo inteiro, sobre como a vida delas não é boa o suficiente. Enquanto, é raro ouvirmos pessoas sendo gratas simplesmente pelo fato de estarem vivas.

Na verdade, o que percebo é que, normalmente, quem mais reclama talvez seja quem menos tem motivos para tal. Embora não acredite que haja boas razões para vivermos reclamando da vida, entendo que por alguma razão, a vida apresenta dificuldades bem maiores para algumas pessoas.

Sinceramente, talvez esta seja a melhor forma de superar aquele ímpeto que às vezes tenta nos fazer reclamar de tudo e de todos. - Poxa! Poderia ser pior. Pensar desta forma nos dar alívio, certamente também há pessoas enfrentando problemas, por vezes maiores que os nossos, no entanto, estão vivendo; e o mundo não acabou pra elas.

É possível encontrar pessoas extremante felizes, vivendo com pouco recurso financeiro; doentes crônicos e deficientes físicos que se superam todos os dias; pessoas que após grandes perdas estão descobrindo o prazer de recomeçar; outros tantos que mesmo em meio à guerra, fome, miséria e moléstias estão prosseguindo sem desanimar.
Acredito que o homem não somente morre quando o corpo físico desfalece, mas principalmente, quando a esperança deixa de existir no seu interior. A tão famosa frase: “Enquanto há vida, há esperança”, poderia tranquilamente ser transcrita ao inverso, e mesmo assim, ainda seria verdadeira: Enquanto há esperança, há vida.

A bíblia diz que: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”. (Romanos 5:5). Portanto, a esperança é o que impulsiona a gratidão. Quando temos esperança, ainda que os dias sejam maus, mesmo assim encontraremos motivos para ser gratos. Já dizia Raul Sexas: “Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez!”. Ter fé e esperança nos faz perceber que independentemente da situação, se olharmos bem lá no fundo, encontraremos razões para sermos gratos.

Para muitas pessoas, o pouco que você tem, seria o suficiente para fazê-las felizes; outras estariam tão bem se tivessem as oportunidades que você teve na vida; para outras, simplesmente o que você sabe as tornariam tão sábias e felizes; outras sonham gozar somente da saúde ou condições físicas que você possui; outras tantas, se tivessem nascido onde você nasceu, ou se tivessem família e amigos como você tem, seriam eternamente gratas a Deus. O importante é: Quando nos concentramos demasiadamente naquilo que não temos, inevitavelmente esquecemos de agradecer por aquilo que temos.

Você algum dia já se perguntou: Qual é o segredo da felicidade? Tenho percebido que quanto mais somos gratos pelas coisas simples que a vida nos dar: a capacidade de enxergar; contemplar quão lindo é o nascer do sol; caminhar e sentir a brisa no rosto; poder falar e ouvir as pessoas; ver a chuva cair na terra; sentir o aroma das flores; degustar o sabor das frutas; acordar e ter mais um dia pra aprender algo novo; o simples fato de poder ir e vir; a liberdade de poder fazer algumas escolhas;  somos sempre abençoados, de alguma forma, afinal: Há sempre, razões para ser grato! 



Fotos: Vinicius Gomes de Brito

Comentários

  1. Verdade! Querendo ou nao sempre tem algum motivo para a pessoas ser agradecido a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza meu Caro. Deus sempre nos concede motivos aos quais devemos agradecer e esta gratidão é que nos faz apto a receber muito mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.