Fazer intercâmbio? - Pra quê?

Muitas pessoas me fizeram esta pergunta, quando souberam da minha decisão de fazer um intercâmbio para estudar inglês na Irlanda em 2017. 

Então! Quais foram os principais motivos que me levaram a tomar esta decisão?

Primeiramente: Havia a necessidade de aprender inglês. Sabemos que o inglês é atualmente o idioma global. A proficiência no inglês não é mais diferencial e sim necessidade.

Você pode pensar: - Mas, precisa fazer um intercâmbio no exterior para aprender inglês? 
Minha resposta é: - Definitivamente NÃO! Com a evolução dos meios de comunicação, popularização e democratização dos meios de ensino em idiomas. Hoje é possível aprender inglês até mesmo, sem sair de casa. Inclusive se seu objetivo é apenas aprender o básico do inglês, pra viagem, seja de turismo ou pra não chegar no intercâmbio completamente perdido no idioma, recomendo o curso da professora Renata Fernandes. Pra conhecer só clicar na imagem. 
Segundo ponto: Além da necessidade pessoal em aprender inglês, naquele momento, estava vivendo um processo de conclusão de graduação e reformulação da carreira. Ou seja, conclusão de um ciclo de objetivos e início de um novo processo de conquistas. O que incluía, dentre outras coisas, o aprendizado na língua inglesa. Logo, estava no momento oportuno para colocar em prática este novo projeto.

Terceiro e último ponto: Não menos importante, é o fato de que amo viajar, conhecer novos países e culturas. Sempre tive o sonho de sair do país, ver o mundo por outra óptica. O intercâmbio é sem dúvidas! Uma excelente oportunidade para imergir na língua a qual se deseja aprender, além de permitir novas experiências culturais. O que talvez, seja o maior benefício do intercâmbio, pois acredito que é impossível, o indivíduo sair de uma experiência dessa, sem agregar nenhum valor à sua vida.

Portanto, se é que posso dar alguma sugestão aos que pensam em fazer um intercâmbio, diria que levem em consideração os seguintes questionamentos:

Ø  O intercâmbio é um sonho ou objetivo pessoal?
Ø  Este sonho está alinhado e agrega valor a meus projetos futuros?
Ø Tenho condições física, mental, financeiras e até mesmo emocional para fazer um intercâmbio?
Ø  E por último: Este é o momento para realizar este sonho?

Se as respostas anteriores forem afirmativas, acredito que este deve ser o momento certo para pôr em prática os planos de realizar seu intercâmbio.

*Foto: Cupollilar Limited

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.