As férias mais incríveis da minha vida



Para muitos trabalhadores brasileiros, o período de férias representa um tempo destinado apenas ao descanso em casa, quebrando assim a rotina e estresse do trabalho. Pouca opção de lazer, pois o dinheiro das férias será empregado no pagamento de dívidas ou para aquisição de um bem material, são os motivos mais comuns para ficar em casa durante as férias. Por muitos anos esta foi minha realidade, férias era sinônimo de: acordar tarde, ver TV e comer “porcaria” deitado no sofá durante o mês todo. Geralmente nem via o dinheiro, já que este seria gasto para quitar dívidas, com o que sobrava eu gastava em cerveja e “baladinhas” no final de semana.

Em julho de 2015, após muitos anos consecutivos de “férias rotineiras”, decidir fazer diferente e viajei durante todo o mês.
Sempre gostei de viajar e até viajava, quando possível. Porém, nunca havia programado um roteiro de viagens que levaria um mês inteiro, evidentemente, que para um “simples assalariado”, não seria nada fácil realizar esse sonho.

Planejamento: Foi a primeira coisa que fiz! Planejei as férias com mais de um ano de antecedência. O planejamento prévio é extremante necessário para que tudo ocorra bem. O tempo pode variar em cada situação, no meu caso, um ano cumprindo o planejamento foi o suficiente, embora ainda assim, durante as férias ocorreram imprevistos, que foram rapidamente contornados.

Definindo o mês da viagem: Já que a empresa que eu trabalhava permitia sugerir o mês de preferência para férias; ainda cursava faculdade e queria um mês de “baixa estação”. Decidir optar pelo mês de Julho, pois estaria de férias do trabalho, faculdade e ainda faria viagens aéreas e passeios turísticos num período, normalmente, mais barato que no verão.
Deu tudo certo! Sugestão foi aceita, férias programadas. Agora restava fazer o plano de viagem. Isto foi relativamente mais simples: O objetivo era fazer quatro viagens no mês, ficando ao menos, quatro dias em cada lugar, cada viagem em uma semana. Mas, pra onde ir? 

Definindo os destinos: Tenho avô materno, este reside no interior e meu pai também, mora em outra cidade. Decidir que a primeira semana iria a Capim Grosso, cidade do sertão baiano, onde reside meu único avô, além de alguns tios e primos. Na segunda semana, iria passar alguns dias em Santo Antônio de Jesus, cidade do recôncavo baiano, onde meu pai reside atualmente. As duas viagens seriam dentro do meu estado, portanto, iria fazê-las de carro. A aventura aumentaria na terceira e quarta semana, pois escolhi destinos inéditos. Decidir passar alguns dias em Natal, estado do Rio Grande do Norte, onde tenho algumas amigas e na última semana de férias, ficaria pelo menos quatro ou cinco dias no Rio de Janeiro, onde tenho uma tia e dois primos.

Levantando a grana! -Ufa! Mês e destino das viagens definido, agora restava a parte mais desafiadora: Levantar o dinheiro que seria gasto nessa viagem. Confesso que nas outras etapas o planejamento foi minucioso, cada detalhe foi descrito no papel e seguido fielmente, porém, na fase de planejamento de custos (Etapa mais importante), não tive tanto rigor e disciplina, todavia, deu tudo certo! 
Pesquisei quanto gastaria na revisão do veículo; combustível; quanto gastaria em média nos passeios turísticos, com alimentação e transporte; além das passagens aéreas para o Rio de Janeiro e Natal, comprando antecipadamente – é claro! Acomodação não seria problema, pois em todos os destinos, tive a honra de me hospedar em casa de familiares e amigos (Foi onde mais economizei).  Enfim, pesquisando em sites e blogs de viagem; consultando amigos e parentes, consegui definir o quanto seria necessário para custear esta aventura.

Confesso que à princípio achei que seria muita grana e que não conseguiria me organizar financeiramente para dispor destes recursos até a data do início das viagens. Entretanto, quando estamos focados e nos programamos antecipadamente, tudo fica mais fácil. Consegui ao longo do ano, fazer todo o dever de casa: poupar mensalmente uma certa quantia; organizar as contas pra não deixar todas as dívidas para o mês das férias; além de reservar recurso extra para emergências e para pagar as despesas básicas do mês de retorno ao trabalho.

Sei que deve estar pensando: - Nossa!  É algo muito complicado! Na verdade, foi mais fácil do que pensei. Tudo é questão de definir prioridades e recondicionar nossa mente para tomar as ações necessárias ao cumprimento do objetivo.

Finalmente férias! Tudo estava preparado e quase tudo aconteceu conforme o planejado, todavia, nenhum plano humano é perfeito. Surgiu um imprevisto bastante “chato”. Durante a segunda viagem: estava há dois dias em Santo Antônio de Jesus, onde passaria cinco dias com meu pai, porém, na época estava ocorrendo um surto de Chikungunya na Bahia. Moléstia que ataca severamente as articulações e músculos, acabei sendo infectado no início das férias e os sintomas apareceram justamente na minha segunda viagem, portanto, tive que retornar à Salvador antes do tempo previsto, afim de procurar atendimento médico mais especializado, já que meu pai reside na zona rural e não há hospitais e clínicas, na localidade.
Além disso, o infortúnio me custou não somente alguns dias em casa “de molho”, como tive que utilizar uma parte da reserva de emergência para pagar medicamentos. Contudo, seguindo criteriosamente a recomendação médica, em metade do tempo previsto, já estava recuperado e pronto para “cair na estrada” novamente, - (Ou melhor): voar direto para Natal, onde passei maravilhosos cinco dias, conhecendo lugares incríveis, como: Morro do careca; Praia de Ponta Negra e da Redinha; Parque das Dunas; Genipabu e outros.
Na última semana fui ao Rio de Janeiro, fiquei encantado em conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como: as parais de Copacabana e Ipanema; a Lapa; o Cristo Redentor e o Maracanã, dentre outros. Embora não pude fazer o passeio do Pão de Açúcar, pois no dia programado o tempo estava tão nublado, que não era possível enxergar, absolutamente nada lá em cima.


Conclusão: Mesmo com todos os contratempos, esta foi sem dúvidas: -As férias mais incríveis da minha vida! Passou tão rapidamente, mas as lembranças, o aprendizado e aventuras vividas, jamais serão esquecidos. Afinal: momentos vividos valem mais que bens adquiridos. 

Fotos: Arquivo pessoal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 SITES SUPER CONFIÁVEIS PARA FAZER CURSO ONLINE PAGO E GRATUITO

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?

Tá perdido(a), na elaboração do TCC?
Esse e-Book vai te ajudar! Baixe-o agora mesmo gratuitamente.